Orientações pré operatórias
Exames
Pré-Operatórios
Indispensáveis, os exames pré-operatórios são a indicação que a sua cirurgia ocorrerá de forma tranquila. Para realizar a sua cirurgia com conforto e segurança, solicitamos os seguintes exames:
- Hemograma: serve para identificar anemias e infecções que podem complicar os procedimentos cirúrgicos.
- Creatinina: no sangue para avaliar a função renal do paciente.
- Glicemia de jejum: É também fundamental analisar os níveis de açúcar no sangue e se há ocorrência de diabetes pois o paciente deverá realizar jejum de 8h para realização do procedimento.
- Coagulograma III: Analisa a cascata de coagulação do sangue do paciente fator fundamental para a cirurgia ocorrer com mínima perda sanguínea.
- Avaliação Cardiológica: apesar da anestesia geral balanceada apresentar baixa sobrecarga cardiológica, por precaução, solicitamos a avaliação cardiológica de rotina para avaliar a função cardiológica do paciente.
Consulta Pré-Anestésica
-
Com os exames em mãos, será realizada uma consulta com o Médico anestesista para uma avaliação completa dos resultados dos exames bem como exame físico e história clínica e antecedentes anestésicos e alergia a medicamentos.
-
Segundo a Resolução 1.802-2006 do Conselho Federal de Medicina sobre o Ato Anestésico, a anestesia deve ser precedida da avaliação pré-anestésica (APA). Na APA, o médico anestesista avalia as condições clínicas do paciente, podendo solicitar exames complementares, além de lhe prestar orientação detalhada dos procedimentos pré e pós-anestésicos.
-
A Avaliação pré-anestésica é um dever do estabelecimento prestador do serviço de saúde e um direito do paciente.
Orientações Pré-Cirúrgicas
- Lembre-se de realizar o jejum total e absoluto nas 8h que antecedem sua cirurgia.
- Após todas estas etapas, basta somente relaxar.
- Ao chegar no hospital, dirija-se ao setor de internamento, onde será encaminhado(a) para o quarto.
- No horário de sua cirurgia, uma enfermeira o conduzirá ao centro cirúrgico, você irá deitar sob a cama cirúrgica para a aplicação dos eletrodos (adesivos) para monitorização cardíaca e uma punção de um acesso venoso na mão ou braço.
- Logo, com o auxílio essencial do Médico Anestesista, você cairá em um sono profundo e relaxante então, será realizada a anestesia local.
- Após o início do procedimento anestésico aplica-se as devidas proteções oculares com pomada oftálmica e Micropore.
- Assim que todos os passos acima estiverem concluídos, acontece o ato cirúrgico.
- Após terminada a cirurgia, o paciente é “acordado”pelo Médico Anestesista e encaminhado para a sala de recuperação anestésica onde é assistido e observado por uma enfermeira, para somente então, depois de bem consciente, ser encaminhado ao seu quarto ou enfermaria.
